Vila Velha, ES

caip.laboratorio@gmail.com

(27) 99243-1015

Nossos Exames

Citologia

A citologia é um exame pouco invasivo que tem como objetivo identificar a celularidade de uma lesão superficial ou profunda (com auxílio de exames de imagem). A obtenção de amostras é feita por descamação ou aspiração de células que compõem a alteração e gera uma resposta diagnóstica rápida e eficiente para direcionar o paciente ao procedimento ou terapia necessária. Após a análise do tipo celular pode ser necessário o uso de histopatologia para avaliar o processo em interação com o tecido.

Histopatologia

Histopatologia é realizada para compreender a arquitetura tecidual microscópica de uma alteração local. Fragmentos teciduais (peças removidas cirurgicamente) acondicionados em solução de formol à 10% com proporção adequada são analisados para obter como resultado o diagnóstico de várias doenças inflamatórias, autoimunes, infecciosas, parasitárias, neoplásicas e sua capacidade infiltrativa, sítios de metástases e estudo de prognóstico. Determinadas alterações, não são conclusivas morfologicamente e requerem estudos aprofundados sobre o fenótipo da célula, ou características de agentes infecciosos, dentre outras técnicas sorológicas e moleculares para esclarecer a doença como um todo.

trasncirúrgico

Cortes de congelação no trasncirúrgico

Este exame é realizado durante a cirurgia para avaliação de margens de uma neoplasia invasiva, a qual se faz necessário o estudo do tecido circunjacente, na tentativa de retirar toda a área neoplásica diminuindo a chance de reicidiva. Trata-se de avaliação do tecido concomitante com a sua retirada, para isso, o patologista avalia o tecido por uma técnica de congelação e análise microscópica oferecendo ao cirurgião a necessidade de estender as margens ou se elas estão livres de células neoplásicas.

Sala Necropsia

Necropsia

Necropsia é o exame realizado após o óbito para a avaliação das causas que levaram o animal a falecer, entender processos não esclarecidos in vivo. Trata-se do estudo dos órgãos do cadáver macroscopicamente e quando necessário microscopicamente, ou de outras técnicas diagnósticas. É importante ressaltar que, quando há interesse de enterrar o animal posteriormente a este exame é necessário que a técnica escolhida seja necrópsia cosmética.